04/07/2009

Torino/Turim II
Il Faro della Vittoria


Ainda depois de vermos a beleza da Mole Antonelliana, passearmos pelas imensas vias de Torino e apreciarmos todas as belezas da arquitetura, o vai-e-vem das pessoas (e não eram apenas turistas), na saída da cidade, nos esperava outra bela surpresa:
Il Faro della Vittoria, del Colle della Maddalena (O Farol da Vitória no Morro da Madalena), localizado num ponto estratégico, dentro do Parco della Rimembranza - o Parque da Memória - que, por sua vez, também foi criado para comemorar um feito: o fim da guerra 1915-1918.

Para as comemorações do 10º aniversário da vitória da Italia sobre a Áustria, na Primeira Guerra Mundial, um senador chamado Giovanni Agnelli, sugeriu, em 1928, que fosse esguida esta bela estátua - Faro della Vittoria - para marcar o evento. Com 18,50m de altura (terceira mais alta do mundo), feita em bronze, representa a deusa Vitoria Alada. A estátua foi concebida pelo arquiteto Edoardo Rubino e está voltada para a cidade de onde é vista principalmente à noite pois a tocha que ela segura é iluminada.

O Parque possui 41 hectares de área e em cada uma das 4.000 árvores lá existentes tem um sinal com o nome de um soldado italiano morto durante a guerra. O acesso a ele é gratuito e, durante os meses de calor é muito frequentado pois a visão que se tem da cidade lá de cima, também é estonteante.







Placas explicativas na entrada do Parque



Um comentário:

Cynthia Lopes disse...

Nossa! Adorei a perspectiva e a luz e a paisagem do cèu azul, as fotos ficaram lindas. bjs