02/07/2009

Torino/Turim
Mole Antonelliana



Maquete da torre

A cidade italiana de Turim, além de ser conhecida como a sede da fábrica de automóveis FIAT, tem, a Mole Antonelliana, cuja excêntrica construção pode-se dizer que equivale à Torre Eiffel de Paris.
É bastante visível, sem um propósito claro além de ser um marco da cidade.
Sua construção se deu entre os anos de 1863 e 1897, projetada pelo arquiteto Alesandro Antonelli - daí seu nome - possuindo 167 metros de altura, encimada por uma agulha de granito, parecendo um pára-raio.
Aliás, de fato, em 1954, um raio atingiu os 47 metros do topo, tendo que ser reconstruído. A construção da Mole exigiu 26 anos e as obras de acabamento ocorreram durante vários anos sob o comando do filho de Antonelli, Constanzo. Entre 1905/1909 o arquiteto Annibale Rigotti realiza a decoração interior.
A Mole - uma "estrutura maciça" - durante um bom tempo o edifício mais alto do mundo - tornou-se o símbolo da unidade italiana e trasnsformada pela comunidade como o Museo do Risorgimento.
A Mole já foi utilizada como salão de exposições e agora é o Museu do Cinema Italiano, criado com a ajuda do cineasta Peter Greenaway.



Vista da cidade. Mais adiante, atrás das montanhas, vê-se os Alpes cobertos de neve
(clique na foto para ver melhor)


Mais informações sobre a Mole você pode ver em: Wikipedia

e fotos, AQUI

Nenhum comentário: