05/07/2009

Pavia I




Pavia, localizada a 35 km de Milão, banhada pelo Rio Ticino, ao norte do Rio Pó, tem uma área de 62km2. Foi capital do Reino Lombardo durante a Idade Média e, portanto, como o restante das cidades italianas que conheci, muitos prédios e monumentos históricos para serem vistos.

No meu último dia na Italia, um domingo, com temperatura lá no alto, tive oportunidade de vê-la e também sua província - Certosa di Pavia - onde existe um famoso mosteiro e uma monumental catedral. Nesta postagem mostrarei alguma coisa que registrei da cidade. Certosa di Pavia terá uma postagem em separado.







Estacionamos o carro nas proximidades desta praça.
Estranhíssima!
Não me senti confortável nela. Não sei porque! Para completar, um ancião que parecia saído de um conto de Mil e Uma Noites, vestido de uma maneira estranha e com um turbante escuro na cabeça, sentado em um dos bancos- imóóóvel!!!
Santo Deus!
Mais adiante, uma bicicleta que parecia ter sofrido o processo de osmose e que já fizesse parte da grade de ferro que cercava aquele tóten com esculturas assustadoras, mais estranhas ainda.
Enfim. Desconfortável o ambiente!

Olhem as raízes de uma das árvores da tal praça desagradável!!!!!!!
Não parecem garras prontas para dar o bote????




Próximo desta praça, um castelo ( outro!!!) - O Castello Visconteo - que não pude fotografar além das duas fotos que aparecem aí acima. Simplesmente não deixavam as pessoas passarem além do local onde fiz as fotos. Também, pudera!!!! Depois de sair daquela praça lúgubre!
Ao pesquisar mais tarde sobre o Visconteo soube que ele foi construído a mando da mesma família - os Visconti - que construiu o Sforzesco em Milão. Daí talvez serem parecidos externamente.



Logo descobri porque impediam a entrada das pessoas. Uma caravana vestida a rigor - também parecendo voltar da Idade Média - começa um desfile ao som de tambores, saindo do castelo, caminhando pela rua afora. Num completo silêncio, sem sorrisos. Nossa! Ritual muito estranho!



Saindo em busca de outros locais encontramos perfeitos cenários medievais. A cidade parece ter parado no tempo. Nada que denuncie que estamos no século 21. Apenas os carros que por lá rodam nos provam que estamos, sim, na nossa era e que não voltamos ao passado.


Vielas estreitas, sacadas e janelas floridas sempre!
E em Pavia não foi diferente.

Uma observação:

Só me dei conta das sensações estranhas que Pavia provocou em mim agora, relembrando e descrevendo o dia naquela cidade. Atenção, portanto, Dado e Célia: isto aconteceu só na praça. O restante da cidade não provocou nada estranho em mim. Absolutamente! Tinha Certosa di Pavia que me esperava e a companhia de vocês três...
Mais adiante retomo a cidade de Pavia porque ainda há coisas interessantes para serem mostradas.


Mais fotos de Pavia AQUI




Um comentário:

Cynthia Lopes disse...

Te impressionou Liz, mas particularmente amei a foto do leão ao sol...
bjs