30/06/2009

Milão IV

Castello Sforzesco

Piazza Castello - Milano





Com 7 séculos de existência serviu de residência entre os séculos XIV-XV, construido por iniciativa da familia Visconti, que dominaram a política milanesa de 1200 a 1447. Neste período o castelo foi destruído (não sei exatamente quando). Em 1450, o genro do último descendente dos Viscontis - Francesco Sforza manda erguer no mesmo local o castelo que ainda hoje atrai milhares de visitantes.
Em estilo renascentista, a construção apresenta uma série de pátios. O mais belo deles, o Cortile della Rochetta, um quadrado com arcadas em sua volta.
Hoje o castelo abriga exposições de arte, arqueologia e moedas, além de um acervo de móveis, antiguidades e pinturas. Tem uma escultura inacabada de Michelangelo, conhecida como Pietá Rondanini

Credito da foto: Google Imagens

Uma vista aérea do castelo. A entrada principal é à direita da foto na torre maior





Uma curiosidade:


O acesso ao castelo é sobre pontes pois existe um valão enorme separando o castelo de quem chega. Claro, foi feito por questões de proteção já que foi construído há seculos. Pois bem. Neste valão principalmente, e por toda área interna do castelo, há uma quantidade enorme de gatos. Creio que eles estão lá por causa dos ratos que devem a-do-rar cada cantinho secular do Sforzesco e se não fosse a presença dos felinos, tomariam conta do Castelo.

Site oficial do Castello: AQUI

e mais fotos Aqui

2 comentários:

Sergio LdS disse...

LIz, estou gostando dessas série s de imagens da viagem. Também estou acompanhando as proezas da Celia e familia. Em setembro sigo para Nice (novamente!!!) e depois para uma semana em Praga. Vai faltar memória na praça!
Abraços.

Beth Kasper disse...

Ah... então é você que tem visitado o blog da Célia. Tenho reparado no Feedjit que alguém de Floripa tem vindo até aqui pelo blog dela. Agora sei que é você.
Qto. às viagens previstas, morro de inveja. Recomendação sobre Praga, conforme Célia: muitas pessoas pedindo (quase intimando) que lhes seja dado esmola. Muuuuuuita gente!
Ela ficou impressionada.
De qq. forma ela diz que vale a pena.
Abraço