17/06/2009

Milão (I)

A parte gorda da minha viagem. Primeiro, gostaria de tentar passar minhas impressões sobre a cidade, as pessoas, os costumes diferentes dos nossos, como se portam e enfrentam o dia-a-dia, o que, enfim pude comprovar neste curto periodo.
No trânsito, um caos. O milanês consegue ser mais esculhambado e transgressor de regras no trânsito que nós, os brasileiros. Estacionam os carros com a maior sem-cerimônia nas calçadas ou em qualquer espaço que normalmente aqui seria motivo de guincho. Acho que é o sangue latino...
:o)
Os carros são lindos e tem muitos modelos que ainda não são vistos por aqui, como é o caso do Smart, da Mercedes-Benz. Uma coisinha mais linda!!! A FIAT lançou também um modelito pequeno para fazer concorrência com o Smart.


Este é o Smart. Cabe em qualquer cantinho, como podem ver
Na Europa seu valor é de aproximadamente 9.000Euros
R$ 27.000,00

Usam muito - muitíssimo - a bicicleta para se locomoverem pela cidade para irem ao trabalho e laser, como aliás, reparei na Alemanha onde existem nas calçadas espaço para ciclistas e que são invariavelmente respeitados. Nenhum pedestre em Berlim caminha no espaço reservado aos ciclistas.



Ciclista charmosa em Milão


Já em Milão, não há espaço reservado nas calçadas para eles, apesar do grande número andando pela cidade. Existe um sistema de aluguéis de bicicleta na cidade, o BikeMi a Milano, que possibilita a qq. pessoa alugar bicicleta por um período.


Basta você entrar no site, escolher um dos pontos mais próximos de onde você está para pegá-la, pagar com Cartão de Crédito e pronto. Depois você volta e recoloca a bike de volta no local ou em outro que você definir na hora de alugar. No meu último dia em Milão, usei uma delas para dar uma volta pelo centro da cidade, acompanhada por Eduardo, meu anfitrião.


Nenhum comentário: