18/06/2009

Milão III

Galeria Vittorio Emanuele II






Bela galeria comercial, conhecida como Il salloto di Milano (Sala de Visitas de Milão) foi projetada em 1865, pelo arquiteto Guiseppe Mengoni, que não teve oportunidade de assistir sua inauguração pois caiu de um andaime da construção em 1877, pouco antes de sua inauguração.



Tem forma de cruz com um centro octogonal adornado de mosaicos que representam os quatro continentes (Europa, América, África e Ásia) ao lado de outros que simbolizam a Arte, Agricultura, a Ciência e a Indústria.


Sua característica mais importante é a cobertura em vidro, coroada por um duomo central. Este telhado foi a primeira obra na Itália a usar metal e vidro como parte da estrutura e não apenas como decoração.


O piso - maravilhoso - é decorado com os signos do Zodíaco.










Dentro da Galeria, além das lojas chiquetérrimas e restaurants tem duas belíssimas livarias. Livros, livros e mais livros. Aliás, lê-se muito em Milão pela quantidade de livrarias espalhadas pela cidade. As pessoas nos trens - e são muitas - sempre lendo enquanto esperam a hora de descer do trem. Não bastasse isso, há ainda uma grande quantidade de stands, em pleno céu aberto, que comercializam livros usados. E ainda, aos domingos, há feira dos sebos que se estendem por quadras e quadras nas cercanias da Piazza del Duomo.




Mais fotos da Galeria veja AQUI

Um comentário:

Celia na Italia disse...

Oi Beth
As tuas postagens estão maravilhosas e as fotos então!
No comments!
Parabéns pela fluência e pela sensibilidade de perceber a vida através dos detalhes.
Um grande e forte abraço
Célia e Duda