18/06/2009

Bergamo


Distante de Milão uns 60 e poucos km, Bergamo é um verdadeiro sonho. Os apressados que passarem pela cidade e virem a cidade se estender lá pro alto e não irem até lá, não têm idéia do que estão perdendo!

Dividida em duas partes - Bergamo Alta - coroando a colina, com seu conjunto arquitetônico mesclado de características medievais e renascentistas e Bergamo Baixa.

A jóia arquitetônica da cidade alta é a Piazza Vecchia, também chamada de "o coração da cidade" onde existe um belo conjunto de construções. Entre eles a Torre del Comune (datada do séc XII), A Piazza del Duomo, construída em estilo neoclássico tem no centro a Fontana di Alvise Contarini e, mais adiante, se destaca a fachada da Cappela Colleoni, construída em 1476 para abrigar o túmulo de um famoso político local, Bartolomeu Colleoni. Ela está ladeada por duas obras do séc. XIV: o Battistero (em formato octogonal) e um pórtico que conduz à basílica romântica de Santa Maria Maggiore.

O que mais se vê além desta praça central é pura beleza e a sensação que se voltou no tempo. É só ter disposição para caminhar ladeira acima e apreciar tudo. A caminhada termina lá no alto, na La Rocca, uma fortaleza erguida por Giovanni di Boemia em 1331 e de onde se tem uma vista estonteante de Bergamo Baixa. mas isto será assunto para outras postagens.


Placa indicativa da Piazza Vecchia


A Fontana di Alvise Contarini


A Torre del Comune

O prédio junto à Torre



Fachada de outro prédio ao redor da Piazza Vecchia


A Cappela Colleoni e o pórtico da Basilica de Sta. Maria Maggiore

Ao lado delas, o Battistero

Outra foto do Battistero

Entre a Piazza Vecchia e o conjunto das capelas, tem um prédio em arcos em cujo piso está desenhado um relógio solar e astrológico, executado a pedido de Giovanni Albrici em 1798, conforme placa afixada em uma das paredes.




O relógio e meus três heróis lá no fundo

Simbolo de Libra

e o mês do meu niver, of course!


Mais adiante retomarei Bergamo pois tem muita coisa ainda a ser mostrada.
Por hoje é isto.


2 comentários:

Sergio LdS disse...

Liz, a cidade de Bergamo é especial. A Città Alta é mais que especial: as ruelas, ss muralhas, praças... Agora com as tuas fotos, sobra vontade de lá voltar.
Grato pelas fotos.

Lina Faria disse...

Passeou e fotografou bastante, Liz. Continue mostrando pra gente participar.
bj.
Lina