30/06/2009

Milão IV

Castello Sforzesco

Piazza Castello - Milano





Com 7 séculos de existência serviu de residência entre os séculos XIV-XV, construido por iniciativa da familia Visconti, que dominaram a política milanesa de 1200 a 1447. Neste período o castelo foi destruído (não sei exatamente quando). Em 1450, o genro do último descendente dos Viscontis - Francesco Sforza manda erguer no mesmo local o castelo que ainda hoje atrai milhares de visitantes.
Em estilo renascentista, a construção apresenta uma série de pátios. O mais belo deles, o Cortile della Rochetta, um quadrado com arcadas em sua volta.
Hoje o castelo abriga exposições de arte, arqueologia e moedas, além de um acervo de móveis, antiguidades e pinturas. Tem uma escultura inacabada de Michelangelo, conhecida como Pietá Rondanini

Credito da foto: Google Imagens

Uma vista aérea do castelo. A entrada principal é à direita da foto na torre maior





Uma curiosidade:


O acesso ao castelo é sobre pontes pois existe um valão enorme separando o castelo de quem chega. Claro, foi feito por questões de proteção já que foi construído há seculos. Pois bem. Neste valão principalmente, e por toda área interna do castelo, há uma quantidade enorme de gatos. Creio que eles estão lá por causa dos ratos que devem a-do-rar cada cantinho secular do Sforzesco e se não fosse a presença dos felinos, tomariam conta do Castelo.

Site oficial do Castello: AQUI

e mais fotos Aqui

...e eles também mereceram registro durante minhas andanças


Este, em Berlim, no Staadliche Museen zu Berlin, onde fui só para ver cara-a-cara uma tela de Jan Vermeer, pintor holandês, autor do famoso quadro A garota do brinco de pérola, para localizar os menos interessados em arte. Claro, a tela não era esta. Mas valeu poder estar frente a uma obra desse pintor.

Este daí, em Milão, no grande pátio interno do Castelo Sforzesco sobre o qual farei uma postagem pois tem muita coisa bonita para ser mostrada daquele Castelo.


por fim, estes mimosinhos, em uma vitrine da Città Alta, em Bergamo


A mesma cortina em dois flagrantes

... à la Lina Faria num dos labirintos de Turin



Estas, campainhas de portas italianas dos seculos passados



29/06/2009

Argolas

Cuja utlidade deveria ser para prender as redeas de cavalos e que existem ainda em grande quantidade presas nas paredes de antigas contrucoes na Italia.

Esta, numa rua de Milano

e esta, na Citta Alta, em Bergamo

28/06/2009

Pra aguentar o frio congelante deste Arroio do Middle

...combustível para o fogão à lenha da velha casa materna!
(olhem a tora que serve de suporte!
o machado e os gravetos!)
Of course, que não fui eu quem rachou toda essa madeirama.
Apenas registrei!
Uma luminária berlinense e seus detalhes








Grafismos italianos inspirados no mestre Sergio LdS






27/06/2009

Em Torino (Turin)

No dia 13 de junho de 2009, com quase 40 graus !!!
Na Hipica de Milano


a imponente escultura em bronze feita por Leonardo da Vinci. Fico devendo informacoes a respeito. Por enquanto sei que foram utilizadas algumas toneladas de bronze para sua execucao. e que foi doada para a comunidade de Milano e colocada no patio de entrada da Hipica daquela cidade.
João Pedro


Não bastasse toda beleza e simpatia, não é que o danado tem olho azul!!!


24/06/2009


Eduardo Kasper, hoje em absolut birthday, cujo logo tomei emprestado de Don Suelda de Itarare para fazer minha homenagem a meu afilhado.
Para Lina Faria

Na Via Corso D'Italia. Desci do trem que me levava ao centro de Milano para poder registrar esta beleza e mostrar para Lina que repara ha muito tempo nestes detalhes da arquitetura.






18/06/2009

Bergamo


Distante de Milão uns 60 e poucos km, Bergamo é um verdadeiro sonho. Os apressados que passarem pela cidade e virem a cidade se estender lá pro alto e não irem até lá, não têm idéia do que estão perdendo!

Dividida em duas partes - Bergamo Alta - coroando a colina, com seu conjunto arquitetônico mesclado de características medievais e renascentistas e Bergamo Baixa.

A jóia arquitetônica da cidade alta é a Piazza Vecchia, também chamada de "o coração da cidade" onde existe um belo conjunto de construções. Entre eles a Torre del Comune (datada do séc XII), A Piazza del Duomo, construída em estilo neoclássico tem no centro a Fontana di Alvise Contarini e, mais adiante, se destaca a fachada da Cappela Colleoni, construída em 1476 para abrigar o túmulo de um famoso político local, Bartolomeu Colleoni. Ela está ladeada por duas obras do séc. XIV: o Battistero (em formato octogonal) e um pórtico que conduz à basílica romântica de Santa Maria Maggiore.

O que mais se vê além desta praça central é pura beleza e a sensação que se voltou no tempo. É só ter disposição para caminhar ladeira acima e apreciar tudo. A caminhada termina lá no alto, na La Rocca, uma fortaleza erguida por Giovanni di Boemia em 1331 e de onde se tem uma vista estonteante de Bergamo Baixa. mas isto será assunto para outras postagens.


Placa indicativa da Piazza Vecchia


A Fontana di Alvise Contarini


A Torre del Comune

O prédio junto à Torre



Fachada de outro prédio ao redor da Piazza Vecchia


A Cappela Colleoni e o pórtico da Basilica de Sta. Maria Maggiore

Ao lado delas, o Battistero

Outra foto do Battistero

Entre a Piazza Vecchia e o conjunto das capelas, tem um prédio em arcos em cujo piso está desenhado um relógio solar e astrológico, executado a pedido de Giovanni Albrici em 1798, conforme placa afixada em uma das paredes.




O relógio e meus três heróis lá no fundo

Simbolo de Libra

e o mês do meu niver, of course!


Mais adiante retomarei Bergamo pois tem muita coisa ainda a ser mostrada.
Por hoje é isto.