14/12/2010

Antiga ponte de pedra no Largo dos Açorianos em Porto Alegre


Uma ponte de pedra, que ligava o centro da cidade com a zona sul. Foi construída por escravos entre 1842 e 1848, durante o governo de Duque de Caxias, no período de pacificação da província rio-grandense e constitui testemunho importante de uma época da história de Porto Alegre, quando o riacho (atual arroio Dilúvio) ali passava. Até então, existia ali, na "desembocadura da rua da Figueira", uma ponte de madeira, que seguidamente apresentava problemas. Um século mais tarde, a obra ficou ociosa em virtude da canalização do riacho; não obstante, sabiamente, a municipalidade preservou a ponte, sobre um espelho de água.





8 comentários:

Celia na Italia disse...

Beth
Que lindas as fotos e bom conhecer um pouco da história da nossa terra.
Um beijo e daui a pouco estaremos por aí :)

JR disse...

Antiga ponte de pedra, no Largo dos Açores Porto Alegre uma peça central da cidade. Nascimento e morte não tem medo dele ... Seu hoje bonita e atraente.

Com os melhores cumprimentos
Jonas

Angela disse...

Olá Beth, legal conhecer um pouca da história do nosso Brasil! Eu sempre estou contanto estas histórias para o meu filho mais novo, pois ele nao estudou a história do nosso país quando morávamos no Brasil. Bem agora ele só fala alemao e o português e suas histórias, vou contando. Assim meus netos irao saber um pouquinho e aprender também! Lindas as fotos! Parabéns mais uma vez. Vc tem muito talento!!! Beijos

sandra disse...

Nossa Porto Alegre ;Antiga e bela... Porto Alegre é uma senhora muito apaixonante , linda , elegante,encantadora e por vezes muito misteriosa ,Parabéns!
Belissima foto só podia ser lembrada e mostrada por você!
Beijos

Beth Kasper disse...

Sim, Célia. Um pouco de história da nossa tão castigada cidade é bom saber...
Beijo

Beth Kasper disse...

Jonas!
Thank you, friend!

Beth Kasper disse...

Oi, Angela!
Obrigada, querida! E espero, sim, que seus netos saibam alguma coisa de nossa história mesmo que permaneçam pelo Velho Mundo pro resto da vida...
Beijo e obrigada!

Beth Kasper disse...

Tia Sanca, querida!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Sempre é bom vê-la aqui!
Super beijo!