20/11/2009

Semelhanças na decoração da arquitetura italiana

Esta dama etérea - apesar do esforço hercúleo que é obrigada a suportar - faz par com outra (que não aparece na foto) enfeitando a porta de entrada de um prédio na Corso d'Italia, em Milão.

E esta, encontrei no blog Torino per Immagini de Livio Bonino, na postagem do dia 25 de agosto de 2008. (aliás, recomendo uma visita com calma àquele blog. Tem fotos ma-ra-vi-lho-sas por lá!!). Segundo ele esta senhorita encontra-se na Via Garibaldi, a mesma da farmácia que postei dias atrás. Passei batido por ela pois não a vi, lamentavelmente!


Em tempo:
Essas figuras nas fachadas chamam-se "cariátides", cuja origem remonta à história da Grécia antiga. Caria, uma cidade do Peloponeso, teria conspirado contra os gregos com a ajuda dos persas, então inimigos dos gregos. Estes, após um acordo com os persas, unem-se para derrotar a cidade de Cária. Invadem e submetem a cidade e levam as mulheres como escravas.
Para que estes fatos jamais fossem esquecidos os gregos passaram a usar essas figuras como a representar um castigo que elas teriam que suportar, sofrendo com o peso da consequencia do crime de sua cidade natal por terem se atrevido a enfrentar o poderio grego.





Um comentário:

Cynthia Lopes disse...

Fotos realmente lindas, vou seguir o seu conselho.
bjsdemb