27/08/2010
16/08/2010
13/08/2010
Sendo de novo cidadã arroio-meense, mesmo que temporiamente, acabei me envolvendo nas atividades em prol do engajamento de todos cidadãos da cidade no sentido de fazer da Casa do Museu o local onde as futuras gerações poderão tomar conhecimento de como foi esta cidade antigamente e quem eram e o que faziam seus antigos habitantes. Sem contar com "N" atividades que lá acontecem mensalmente e que valem a pena serem acompanhadas mais de perto.
A Casa recebeu recentemente um prêmio-incentivo promovido a nível nacional e foi o único representante do RGS a se classificar entre os pretendentes. (abaixo tem texto extraído do site http://www.defender.org.br/arroio-do-meiors-predio-historico-sera-transformado-em-museu/ )
Pois hoje vai haver uma janta para divulgar a promoção "Amigos do Museu", quando vão ser postas à venda camisetas t-shirts alusivas à campanha de angariação de amigos para a Casa. Lá estarei eu. Mais adiante postarei fotos do evento e da camiseta.
Abaixo o texto do site defender:
"A cidade de Arroio do Meio vai ganhar um museu municipal. O acervo será instalado no prédio onde funciona, desde novembro de 2008, a Casa do Museu. A construção histórica já foi sede da prefeitura. A conquista foi viabilizada pela administração municipal e conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus e do Ministério da Cultura, por meio do programa Mais Museus 2010. O edital para beneficiar projetos em cidades com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição do gênero vai apoiar oito iniciativas em âmbito nacional. O projeto apresentado por Arroio do Meio foi o único contemplado no Rio Grande do Sul, obtendo a sétima colocação entre os demais aprovados.
A proposta, enviada em março deste ano pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi elaborada pela dirigente cultural Angélica Diefenthäler e pela coordenadora técnica da Casa do Museu, Carla Schroeder, com apoio da pasta do Planejamento. O Diário Oficial da União publicou a aprovação do projeto. A formação da instituição teve início com a criação da Casa, que agora será transformada em museu municipal. As peças integrantes do acervo contam a história de Arroio do Meio, especialmente dos imigrantes".
11/08/2010
Íris , Íris-de-barbados ou Flor-de-lis
No ano de 1125, a bandeira da França apresentava o seu campo semeado de flores-de-lis, o mesmo acontecendo com o seu brasão de armas até o reinado de Carlos V (1364), quando passaram a figurar apenas três, possivelmente como emblema para honrar a Santíssima Trindade.