16/04/2009

Uma casa abandonada no interior de Arroio do Meio/RS






Nas caminhadas de fim-de-dia, me embrenho interior da cidade adentro para respirar o "ar da colônia" como se diz por aqui. Colônia, significa, zona rural. Respira-se ar puro mas também cheiro de cocô de vacas, bois e porcos. Mesmo que de zona rural existam poucos resquícios pois a cidade cresceu inclusive nestes locais, ainda encontramos rescaldos de antigas casas de colonos.
Esta daí, (fico devendo uma foto com visão geral dela) completamente abandonada a própria sorte, afogada numa vegetação que quase a esconde, na beira da estrada mas, para minha surpresa, mantendo ainda nas janelas cortinas remanescentes do tempo em que havia vida nela.

Bem ao estilo dos casas de colonos alemães: parte em madeira e fachadas de alvenaria
.
Encontrar casas neste estado me dão uma certa melancolia pois fico imaginando a vida que um dia aconteceu dentro e fora dela. As pessoas que lá viveram, os sonhos que tiveram, as alegrias, as tristezas e frustrações.





2 comentários:

Sergio LdS disse...

Liz, as fotos lembram um pouco de casas no Vale do Itajaí. Eu fico um pouco angustiado quando vejo casas, assim, abandonadas. Parecem guardar histórias e mais histórias.
Abraços.

Lina Faria disse...

Bela casa em estilo enxaimel.
Que pena assim abandonada.